Quer colocar a sua marca ou produto nos quadros de outdoor próximos a sua loja e não entende nada disso?
Aprenda o “bê-a-bá” sobre a contratação de outdoors com a Conceito Ideal:

1. Defina o objetivo da sua campanha com outdoors

Qual o propósito da campanha? Reforçar a marca? Falar que a empresa mudou de lugar? É uma promoção para alguma data comemorativa? Você está lançando algum produto?

Escreva o seu objetivo com a campanha de forma clara. Assim você organiza as suas ideias e as outras pessoas que receberem as suas informações podem entender e transmitir o que você precisa.

2. Defina o período de veiculação da campanha de outdoor

Quando a campanha tem que estar no ar? Quanto tempo ela deve durar?

Campanhas promocionais usualmente tem mais pontos de outdoor e uma duração mais curta. Campanhas para a fixação de marca são mais longas e, de maneira geral, usam menos pontos.

3. Defina uma verba para a sua campanha de outdoor (e para a o marketing em geral).

Anúncios em outdoors e painéis devem ser considerados investimentos do departamento de marketing dentro do planejamento de comunicação. Não defina um valor “de qualquer jeito” e também não destine tão pouca verba que não cubra os valores de criação e veiculação do material.

A quantidade de pontos necessários para cobrir uma cidade depende muito do seu tamanho. Em Curitiba, uma cidade de 3 milhões de habitantes (somando a região metropolitana), uma campanha que almeja cobertura deve ter, no mínimo 20 pontos em vias principais. Um ponto de outdoor para a bi-semana (14 dias) em uma cidade pequena parte de R$ 250,00 a R$ 4.000,00* para o ponto bem localizado em uma grande metrópole.

Se a verba for pequena é melhor priorizar poucos pontos na região de maior interesse. Mesmo que o valor dos pontos seja mais elevado. Faça uma pesquisa inicial de preços para a sua região e defina um valor base.

*Valores aproximados em 2013.

4. Contrate uma agência de comunicação para elaborar a arte do outdoor.

Não tente fazer a criação para o seu outdoor sozinho usando o Word ou o Paintbrush. Conte com os serviços de um profissional experiente na área para que ele crie o conceito da campanha e te ajude a passar as suas ideias para o grande papel (ou lona) de 9x3m. Outdoors e painéis tem características específicas na criação que precisam ser consideradas e executadas para que o investimento tenha potencial para trazer retorno.

5. Contate a exibidora de outdoors

Exibidora, coladora, veiculadora, empresa de mídia externa, empresa de outdoor, OOH (out of home) de maneira geral se referem a mesma coisa: empresas que possuem o contrato de uso dos pontos de interesse para a exibição de propagandas em outdoors. Você pode contratar diretamente, por meio de agência ou por bureau de mídia.

Você pode escolher a empresa por algum ponto específico que você tem interesse ou analisar os pontos que a veiculadora tem em seu portfolio. No primeiro caso a maneira mais fácil de ver qual é a empresa é literalmente parar na frente do ponto e verificar se no quadro de metal do outdoor tem a marca do responsável.

O ideal é passar esta tarefa para a agência de comunicação pois ela fará uma avaliação do ponto, conseguirá uma negociação com a veiculadora e criará um mapa / roteiro adequado à campanha utilizando quantas empresas de outdoor forem necessárias.

4. Faça a produção do outdoor

A(s) empresa(s) de veiculação passa(m) as instruções de fechamento de arquivo para a agência de comunicação e esta prepara o arquivo para a impressão. A produção da lona ou do papel é feita por uma empresa especializada terceirizada ou pela própria veiculadora. Dependendo da quantidade de outdoors contratados faz-se uma reserva de material caso seja necessário trocar alguma lona ou papel por causa de danos.

Prefira trabalhar com lonas ao invés da impressão em papel. Além da impressão ficar mais viva e bonita, a lona pode ser reutilizada em outros pontos de uma campanha. Os papéis, uma vez colados, não permitem o re-uso.

A empresa de outdoors normalmente tem até 3 dias para fazer a colagem / colocação da propaganda no ponto escolhido após o início da data de veiculação. As condições climáticas podem atrapalhar o bom andamento da campanha, atrasando a instalação.

5. Solicite o cheking

Se você for uma pessoa ocupada, muito provavelmente não conseguirá ir de ponto em ponto verificando se a sua propaganda foi instalada nos pontos escolhidos. Mas não se desespere: as empresas de outdoor facilitam o trabalho para você. Após a instalação elas batem uma foto digital do ponto juntamente a um jornal do dia e fazem um relatório fotográfico.

6. Avalie o impacto / retorno

Estabeleça meios para verificar se o investimento trará retorno além do institucional. Dependendo do seu negócio pode ser possível estabelecer um método de controle de clientes (link para artigo publicado).

Não faça uma campanha isolada e julgue que ela vai ser a salvação para todos os seus problemas. Invista de forma inteligente e contínua para construir e fixar a sua marca. Use as campanhas promocionais em momentos específicos para alavancar vendas.

Leia mais sobre Outdoors nos artigos:
Como escolher um bom ponto de Outdoor
Criação de Outdoors e Painéis

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