evangelica.png
imageimageimageimageimage
Como criar uma revista ou boletim on line?

O processo para criar uma revista ou boletim on line segue os mesmos princípios da criação de uma revista impressa. A diferença principal reside na forma de pensar a leitura na internet e no cuidado em fechar os arquivos para que eles fiquem leves para serem carregados.

Simplificando o processo de criação, vamos pensar em uma estrutura que possa ser reaproveitada por um determinado período. Sugerimos manter a mesma linha de projeto gráfico, no mínimo de 6 meses a 1 ano, de modo que o custo de criação do editorial seja diluído.

Apesar de neste artigo trabalharmos essencialmente a forma de publicação, nunca esqueça que a essência do trabalho é o conteúdo.

Estrutura base:

Capa
Editorial
Carta de apresentação (Mensagem do Editor Chefe ou similar)
Sumário / Índice
Área para a interatividade com o leitor (cartas, e-mails, mídias sociais)
Matérias divididas por sessões
Contracapa
Anúncios (e/ou informes publicitários)

Diagramação de revistas on line

Diagramar uma revista on line é um pouco diferente de diagramar uma revista impressa pois a área de visualização é proporcionalmente diferente. Além disso, para se ter uma boa leitura o tamanho e o tipo de fonte – bem como seu espaçamento – devem ser muito bem pensados. É necessário desenvolver um projeto editorial com padrões de títulos, subtítulos, chamadas, notas de rodapé, encaixe de colunas, destaques, formatos de fotos, especificações de direitos autorais, etc...

Para tentar simplificar o processo de criação por página, o ideal é que seja limitado o número de caracteres por matéria nas diferentes sessões. Com base em outros artigos já desenvolvidos, é necessário definir um limite máximo (incluindo-se aqui espaços e quebras de frases e parágrafos) e ainda deixar uma sobra para trabalhar com fotos, gráficos, desenhos, numerações de páginas e outros detalhes.

Não esqueça: sempre que o artigo exceder o limite padrão do material, será preciso uma adaptação. E, é muito mais complicado trabalhar somente com exceções do que manter uma regra.

Anúncios em Revistas on Line

Mesmo on line a sua revista pode ter anunciantes. A maior vantagem é que não há custos de impressão, portanto, o valor pago pela veiculação também deve ser mais acessível para tornar o seu projeto viável – principalmente em caso de novos projetos.

Quais são os formatos de anúncios mais comuns para revistas virtuais?

- Página Dupla
- Página Inteira
- ½ Página
- 1/3 de Página (vertical)
- ¼ de Página
- Rodapé
- Box (no meio de um texto, ou módulos que compõem uma parte da diagramação)

Na prática, como o seu material vai ser disponibilizado virtualmente, quanto menos anunciantes por página melhor. Assim não haverá problemas de visualização em caso de conteúdos muito pequenos. Concentre-se na venda de páginas duplas, páginas inteiras e anúncios de meia página.

O quanto cobrar para anúncios em Revistas Virtuais?

O valor dos anúncios é calculado em função do tamanho de veiculação, da proeminência em relação a outros (quanto mais no começo da revista melhor) e principalmente da quantidade de leitores que o seu conteúdo consegue alcançar.

Se a sua revista estiver disponibilizada em um link específico do seu site, é possível identificar o número de acessos que foram realizados do material para se ter uma base. Quanto melhor e mais relevante for o seu conteúdo, maior será a procura por ele. Assim, maior é o valor que se pode cobrar pelo anúncio.

Em qual formato trabalhar?

O formato mais utilizado para a leitura on line (fora as páginas corridas) é o PDF. Na criação destes arquivos podem ser utilizados diversos programas, mas pra o fechamento da edição o mais recomendado é o InDesign.

Quer desenvolver uma revista digital? Entre em contato com a Conceito Ideal.

 

Comentários  

 
+1 #2 roselene oliveira 22-12-2012 00:48
gostaria de aprender a montar revista.
Citar
 
 
0 #1 Silvana Pinheiro 25-04-2012 22:57
Olá,
Eu e uma sócia tivemos a ideia de criar uma revista virtual.
Ainda é um projeto, mas queremos fazer algo profissional e de publicação mensal.
Gostaria de mais informações, orçamento, como é feito o contrato, bem como dicas para anunciantes e, por fim, se é mais interessane publicá-la em site ou em blog.
Fico na expectativa de um retorno.
Já temos parte do material pronto, que incluem fotos e algumas materias. Eu possuo CNPJ.
Desde já agradeço,
Silvana
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Contate-nos

Conceito Ideal

Agência de Criação e Design e
Desenvolvimento de Sites 

Fone +55 41 3076-2123
conceitoideal@conceitoideal.com.br
Av. República Argentina, 919 Sala 4
Água Verde - Curitiba - PR

Adicione-me ao Skype

 

Mídias Sociais

       
Google+ Nossa página no Facebook Nossos videos no Youtube Siga-nos no Twitter