evangelica.png
imageimageimageimageimage
Quais as principais características de um bom site?

1 – Legibilidade. Um bom site contempla um esquema de cores coerente que equilibra a identidade visual da empresa e um padrão de tipografia que torna a leitura agradável. Neste contexto, é importante também que o seu site tenha hierarquia clara de conteúdos e em casos de textos grandes, que a página não seja poluída visualmente.

2 – Navegabilidade. Links e conteúdos tem que estar facilmente acessíveis e claros para o internauta. Tudo o que for link tem que ter cara de link, e indicar que é "clickável".

Sites com muito apelo gráfico, feitos em flash, normalmente possuem muitos links distribuídos no layout, alguns não tão facilmente identificáveis. Apesar de o trabalho ficar muito bacana e interativo, pode não ser tão intuitivo.

Assim, teste, teste e teste novamente o seu site com usuários que não participaram do processo de construção para aferir diferentes reações.

3 – Rapidez. A velocidade de um site na internet depende principalmente de cinco fatores principais: o servidor onde o seu site está armazenado, a velocidade da internet do usuário, a capacidade de processamento do computador utilizado, o navegador escolhido, e, por último, do peso do site em si.

Destas variáveis, as únicas que você pode controlar são: o servidor e o peso do seu site, por isso, escolha uma boa empresa de hospedagem e deixe o seu site leve. Evite encher o site com animações, widgets, fotos ou ilustrações desnecessárias. Nesse sentido, menos é mais. Se for para encher o seu site com algo, que seja com conteúdos relevantes e de qualidade.

Se você não estiver convencido com essa informação, deixe seu site leve pois as pessoas simplesmente odeiam esperar. O Google tem um contador que indica a taxa de rejeição de sites. Sites que são fechados em menos de 10 segundos (seja porque ele demorou a carregar ou porque a pessoa que entrou simplesmente não gostou do que viu) entram nessa contabilidade e prejudicam o seu desempenho na internet.

4 – Manutenção constante. Manutenção na internet é investimento e não despesa. Você joga dinheiro fora quando paga para fazer um site e depois deixa ele abandonado na internet. Um site ativo está mais propenso a trazer novos negócios. Entra como parte dos investimentos de comunicação e precisa ter uma estratégia específica de divulgação. Caso contrário, as únicas pessoas que vão entrar no site da sua empresa serão aquelas que o conhecem pessoalmente e pegaram o seu endereço eletrônico no seu cartão de visitas.

Até mesmo nesse contexto é importante deixar claro que a manutenção não é apenas focada em conteúdos. Ela é indicada para o site como um todo verificando a existência de links quebrados, problemas de visualização em diferentes navegadores e desenvolvendo novas ferramentas a partir da interação dos internautas.

5 – Foco no cliente. A base de toda comunicação eficiente é procurar conhecer o cliente, entender as suas necessidades e desejos e fornecer aquilo que ele quer. Para entender essa relação não é necessário ser um bam bam bam do Marketing.

Faça seu site para o seu cliente. No nosso caso, para os clientes do nosso cliente. Que assuntos dentro do seu universo de trabalho os interessariam? De que forma eles procurariam por isso na internet? Com quais palavras-chave? Ponha-se no lugar dele e pense em buscas diretas e indiretas para o seu serviço.

6 – Contato facilitado. Não esconda seu telefone, e-mail, endereço, ferramenta de suporte online ou qualquer outra informação. Pelo contrário, crie formulários para facilitar a sua coleta de dados e indicar pontos que são importantes para a sua empresa em cada contato. A única regra nesse sentido é tentar não pedir informações excessivas pois, a não ser casos de compras on-line, os internautas não estão dispostos a passar muitas informações pela internet por questões de segurança.

7 – Interatividade. Um bom site tem espaço para que seus clientes participem dando sugestões, criticando, jogando, criando e compartilhando experiências com a sua marca.

8 – Funcionalidade. Sem trocadilhos, seu site tem que funcionar em todos os navegadores considerados modernos sem apresentar problemas. Antes de publicar, teste.

Construa seu site focando resultados. Conheça nossos planos. Solicite um orçamento.

 

Comentários  

 
+1 #2 Conceito Ideal 06-01-2014 19:18
Olá Roberta Martins, muito obrigada pelo elogio!

Fique sempre de olho em nosso blog, estamos sempre trazendo dicas úteis para seu cotidiano.
Citar
 
 
+2 #1 Roberta Martins 04-01-2014 00:36
Excelente dicas
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Contate-nos

Conceito Ideal

Agência de Criação e Design e
Desenvolvimento de Sites 

Fone +55 41 3076-2123
atendimento@conceitoideal.com.br
Rua Francisco Zandona, 88 
Vila Izabel - Curitiba - PR

 

Mídias Sociais

       
Google+ Nossa página no Facebook Nossos videos no Youtube Siga-nos no Twitter