Nas estratégias de Otimização de Sites (Search Engine Optimization – SEO), são utilizadas diferentes técnicas para o bem, que respeitam as diretrizes do Google e demais buscadores, ou para o mal. Essas técnicas são divididas entre Black Hat, Gray Hat e White Hat, dependendo da maneira como elas melhoram o posicionamento de um site nos resultados do Google.

O que é Black Hat?

O termo Black Hat é utilizado no meio da Tecnologia de Informação para se referir a pessoas ou técnicas que, para atingir um objetivo, não respeitam as diretrizes de um órgão, empresa ou pessoa responsável. No caso do SEO, é considerada Black Hat toda prática que não siga as diretrizes do Google, ao procurar brechas nos algoritmos e influenciar nos resultados das pesquisas.

Entre as principais técnicas Black Hat mais utilizadas estão o uso de textos e links ocultos, carregamento de páginas com palavras-chave irrelevantes e o cloaking. Essa última prática se refere à apresentação de conteúdos diferentes para os robôs do Google e para o usuário. Outra prática que era muito utilizada antes de ser banida pelos buscadores é a de preencher todo o plano de fundo do site com as palavras-chave e camuflá-las utilizando a mesma cor do fundo.

Por que não devo usar estratégias Black Hat no meu site?

Você deve estar pensando “Ok, são práticas banidas, mas elas levaram meu site a um bom lugar no ranking”. Com estratégias Black Hat você pode até alcançar um bom posicionamento nos resultados do Google em curto prazo, mas com o passar do tempo seu site sofrerá as consequências. Ele pode cair no ranking dos resultados de pesquisa e até ser banido dos motores de busca.

O Google condena essas práticas porque ele tem como propósito oferecer o resultado mais relevante à busca feita pelo usuário. As páginas que conquistaram um bom lugar no ranking utilizando Black Hat provavelmente não são as mais relevantes nem são o que o usuário está buscando. Os robôs do Google não são bobos e detectam as artimanhas utilizadas em um site, colocando-o em posições mais baixas dos resultados de busca. Ainda, outros usuários podem denunciar os sites que praticam Black Hat.

O que é Gray Hat?

Gray Hat pode parecer a mistura entre o Black Hat e o White Hat, e de certa forma é. O termo se refere à quantidade e ao tempo em que técnicas banidas são utilizadas em um site. Caso as técnicas sejam usadas em demasia e por muito tempo, a estratégia é considerada Black Hat. Mas se elas forem usadas ocasionalmente e por pouco tempo, a prática é considerada Gray Hat.

O que é White Hat?

White Hat se refere a todas as práticas que estejam de acordo com as diretrizes dos motores de busca. Sites que se utilizam dessas técnicas demoram um pouco mais para conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google, porém não correm riscos de serem banidos ou de ficarem numa posição muito baixa do ranking, como é o caso do Black Hat.

O White Hat não tem segredo: preocupe-se em produzir um conteúdo original e relevante para o site, atualize-o com frequência e divulgue-o nos nichos que você quer atingir.

Procura consultoria em SEO para o seu site? Entre em contato com a Conceito Ideal.

Artigos Relacionados a Black Hat, Gray Hat e White Hat:
Como colocar meu site na primeira página do Google fácil, rápido e barato?
É possível otimizar qualquer site?
Quais fatores que afetam a classificação de um site no Google?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.